terça-feira, 27 de abril de 2010

Brinquedo de Gente Grande (Parte 1)

Jogos Importados Custam até 4 Vezes mais no Brasil
Para quem me conhece melhor, pode ter parecido estranho a postagem anterior sobreimpostos sobre videogames.Não sou mais tão fã de videogames como antigamente, mas a campanha é extremamente justa e merecida.
Outro motivo para divulgar a campanha é que pretendo fazer algo parecido com relação aos jogos de mesa (tabuleiro, cards e RPG).
Quem leu o texto anterior deve ter ficado indignado com a morosidade da análise da lei de desoneração para videogames. Infelizmente para nos, fãs de jogos de estratégia a situação é ainda pior.
Para começar: a diferença de preços entre os mesmos produtos vendidos nos Estados Unidos e no Brasil chega a 352%.
E o que causa esta diferença brutal? De acordo com o presidente da Abrimpex(Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Brinquedos e Produtos Infantis), Eduardo Benevides, os preços elevados dos importados por aqui se devem à carga tributária.
Segundo ele:
- O preço do produto importado não é alto, mas quando começamos a pagar as taxas fica complicado. Para liberar o carregamento na alfândega do porto, é preciso estar com as taxas de importação quitadas. Depois, o importador revende para a loja, e aí vêm os outros impostos, como ICMS [Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços], por exemplo.
O presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Eloi Olenike, reconhece que os preços praticados no Brasil podem ser explicados pelos impostos elevados. Olenike afirma que, em 2009, foram arrecadados R$ 1,091 trilhão em tributos no Brasil e estima que 40% do salário do brasileiro fica para o governo (municipal, estadual e federal). Segundo ele, além de tributos de produção (PIS, ICMS, IPI, COFINS), de folha de pagamento (INSS, FGTS e com terceiros) e sobre o lucro (Imposto de Renda e Contribuição Social), o brinquedo importado paga uma taxa de importação fixada pelo governo federal que “varia de acordo com a categoria do produto”.
Mas, por incrível que pareça, os principais problemas que encarassem os jogos não são tributários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário