quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Rio Comicon 2010

Evento promete ser o maior da America Latina.
A Rio Comicon anunciou seus convidados internacionais - e, até segunda ordem, a lista está fechada.
Os convidados franceses são Etienne Davodeau e Patrice Killofer - ambos jamais publicados no Brasil. Davodeau é conhecido principalmente por Les Mauvaises Gens: Une Histoire de Militants, duplamente premiado no Festival d'Angoulême de 2006. O quadrinista atua desde o início da década de 90 e atualmente dedica-se à série de álbuns Lulu Femme Nue (que também entrou para os essentiels de Angoulême no no passado).
Killofer é da turma dos "alternativos" franceses, reunidos em torno da editora L'Association, da qual é um dos fundadores. Seus trabalhos mais conhecidos são histórias autobiográficas lisérgicas como 676 Apparitions de Killoffer.
Da Itália vem Claudio Curcio, que já esteve no 6º FIQ, em 2009, e é o criador da Napoli Comicon, convenção que estimula novos talentos no país europeu. Dos EUA, o editor Jeff Newelt, ligado a grande parte da cena alternativa de quadrinhos em Nova York e redondezas: é um dos fundadores do site Act-I-Vate, trabalha com as HQs das revistas Smith e Heeb, e representa gente como David Lloyd, Paul Pope, Rick Veitch, Al Jaffee e outros.
Da Argentina, os convidados são Lucas Nine, filho do famoso Carlos Nine, e Patricia Breccia, outra filha de famoso - no caso, Alberto Breccia. Enquanto Patricia já está envolvida há algumas décadas com HQs, Nine filho tem uma obra autoral mais recente, que já chegou a aparecer em revistas indie do Brasil.
Casada com o lendário Alan Moore, Melinda Gebbie é uma das poucas mulheres que se destacaram produzindo quadrinhos. Sua série mais famosa, "Lost girls", narra as descobertas sexuais de Wendy (de "Peter Pan"), Dorothy ("O mágico de Oz") e Alice ("Alice no país das Maravilhas").
Fechando o pacote, outro britânico, Paul Gravett, autor de Mangá: Como o Japão Reinventou os Quadrinhos, é um dos jornalistas e curadores de exposições de quadrinhos mais respeitados do mundo. Após fundar revista alternativas que promoveram quadrinistas britânicos na década de 80, ele se envolveu na produção de festivais de HQ como o Comica e escreve regularmente livros e artigos de jornal (ou no seu site sobre HQs.
O site da Rio Comicon apresenta a programação completa do evento, que começa na semana que vem. Entre os acréscimos estão novos nomes brasileiros e uma mostras de documentários.
No dia 10 de novembro, o painel “Quadrinhos Independentes” vai reunir Fábio Zimbres, Lucas Gehre e Rafael Sica, enquanto “Quadrinhos & Humor” terá Allan Sieber, André Dahmer e Arnaldo Branco.
No dia de fechamento, 14, a nova atração é uma palestra/entrevista com Maurício de Sousa.
Entre os documentários que serão exibidos no evento estão o novo Jeff Smith: The Cartoonist (sobre o criador de Bone), The Mindscape of Alan Moore, Last Son (sobre os criadores de Superman) e Malditos Cartunistas – este, em estreia nacional, sobre a nova e a velha guarda do cartunismo brasileiro.
Toda a programação do evento acontecerá na estação da Leopoldina, de 9 a 14 de novembro, das 14h até a noite. O evento terá entrada paga: R$ 10 por dia (R$ 5 para estudantes, entrada franca para menores de 12 anos e maiores de 60).


Informações compiladas dos sites: Omelete e Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário