quarta-feira, 9 de março de 2011

Freemarket

Em algum lugar na órbita de Saturno encontra-se a estação espacial Freemarket – uma sociedade onde não existe morte, leis, ou necessidades básicas.
Um computador central se encarrega de prover moradia, alimentos e saúde para a subsistência dos quase 100.000 habitantes. Não existe dinheiro, a economia gira em torno de Reputação – quanto mais socialmente confiável e valioso for, mais recursos e oportunidades terá. Sem necessidade de trabalhar por obrigação, os habitantes são livres para seguir seus sonhos.
O grande lance de Freemarket é que ele vira de ponta-cabeça as convenções clássicas de RPG: não há vilões e nem orcs a matar; sequer existe o conceito de morte (cada habitante possui um backup, acionado na mesma hora em que seu corpo é destruído ). Até o tesouro/dinheiro, que geralmente se ganha saqueando calabouços infestados de monstros, em Freemarket se ganha colaborando com as pessoas ao redor. Em resumo, Freemarket é uma Utopia.
A peça central do cenário é o Flow, uma espécie de “moeda social” que os personagens se esforçam pra acumular. Quase tudo que você quiser fazer – comprar, criar, produzir, convencer, enganar, roubar, negociar, matar, etc. depende de Flow. Acumule bastante Flow e você pode fazer o que quiser; fique devendo e você corre o risco de ser deportado da estação. Aliás, essa é a “morte” do jogo – se você ficar com Flow negativo, o computador abre uma votação para todos os outros habitantes da estação e, se a maioria votar contra, você é deportado numa cápsula espacial. 

A forma que essa sociedade desenvolveu pra conseguir realizar metas foi estruturando-se numa “Adhocracia” – a formação de grupos em função de metas temporárias que, uma vez atingidas, desfazem o grupo. Dessa forma, a população fica num fluxo constante de mudança de alianças e relacionamentos. Aliás, relacionamentos são muito importantes – a cada amigo que você faz, ganha 2 pts de Flow. Quanto mais amigos fizer, mais Flow terá (Facebook, anyone? ). Porém tem uma pegadinha: todo “amigo” que você fizer tem direito a acessar todas suas informações particulares. Aliás, nesse ambiente é difícil guardar segredos – todas informações sobre você (com exceção das particulares) são visíveis imediatamente para qualquer transeunte que cruzar com você na rua – existe uma tecnologia de augmented reality (uma espécie de overlay virtual que sobrepõe sua visão a todo momento) que permeia toda a estação, e faz com que toda pessoa possua “tags” (etiquetas virtuais) flutuando sobre suas cabeças com diversas informações a todo momento.
Para quem conhece Planescape, as grandes “super-potências” dessa sociedade “adhocrática seriam os grupos ad-hoc. Esses grupos, ou facções, se formam por motivos que vão desde os mais mundanos aos mais psicodélicos. Alguns acabam logo, outros não. O que importa é que é através desses grupos que se consegue acumular quantias realmente enormes de Flow, que permitem influenciar e mudar o multiverso, ops, a estação, de forma significativa.


Sistema
Já de cara é importante citar uma característica do sistema de jogo que pode atrair ou repelir os jogadores: o jogo usa cartas, ao invés de dados, para a resolução de conflitos. E essas cartas são estilizadas ( clique para ver). Elas vêm em maços junto da box do jogo, que é bem bonita ( clique pra ver). A mecânica é simples, e não muito diferente dos demais jogos de cartas que conheço (Aces & Eights, Castle Falkenstein, etc). Você gasta Flow para iniciar conflitos, e o custo é baseado na natureza do conflito (ir de encontro ao computador central é o maior custo de que há – 50 pts de flow.)

GURPS Transhuman Space


Um dos precursores mais famosos do tema no RPG foi Transhuman Space da Steve Jackson Games. O jogo foi um dos primeiros a abordar temas pós-cyberpunk e transumanistas. Publicado em 2002 ainda para a 3ª Edição do sistema, ele traz um cenário completo e muito rico para jogar campanhas de ficção cientifica hard. No mesmo ano, a aventura introdutória "Orbital Decay" para o cenário recebeu uma indicação do Origins Award na categoria A Melhor Aventura de RPG. Transhuman Space ganhou em 2003 o Grog d'Or Award como Melhor RPG, Linha de Jogo ou Ambientação de RPG.


Para saber mais sobre GURPS Transhuman Space recomendo a resenha do blog Pergaminhos Dourados.



Para saber mais leia a matéria na integra no blog: Aventurando-se

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