quarta-feira, 9 de março de 2011

Anime Jungle Abril 2011 (Prévia 2) - WCS 2011

Dias 8, 9 e 10 de abril tem o AJP e para quem for participar da eliminatória do WCS, aqui vão algumas dicas:
01– Qual é o formato do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil?
R: O WCS 2011 - Etapa JBC Brasil é um concurso para duplas, no qual escolhe-se o time de cosplayers que representará o Brasil na final mundial no Japão. Neste ano, teremos dez duplas classificadas para uma final brasileira, que acontecerá no dia 17 de julho de 2011. Participarão nove duplas escolhidas em seletivas regionais e mais a dupla campeã do WCS 2010 - Etapa JBC Brasil.


02– As apresentações são em duplas?
R: Sim. As apresentações do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil deverão ser em duplas, seguindo as regras do concurso mundial.


03- Qual é a idade mínima para participar do WCS?
R: O WCS 2011 - Etapa JBC Brasil não estabelece uma idade mínima para participação. No caso de o participante ser menor de idade, é necessário o consentimento dos pais ou do responsável pelo menor.


04– Ser colaborador (staff) de um Evento Patrocinador do WCS 2010 - Etapa JBC Brasil em determinado Estado inviabiliza a minha participação em seletivas de outras regiões?
R: Sim. O WCS 2011 - Etapa JBC Brasil não permite a participação de parentes de funcionários, funcionários ou colaboradores da Editora JBC e de Eventos Patrocinadores do concurso.


05- Quanto tempo deve durar uma apresentação do WCS 2011 Etapa JBC Brasil?
R: No WCS 2011 - Etapa JBC Brasil, as apresentações têm duração máxima de 2 minutos e 30 segundos. Esse tempo deverá ser usado apenas para a apresentação no palco. Os participantes terão ainda 30 segundos para preparar a performance e 30 segundos para deixar o palco. Se exceder o tempo, a dupla sofrerá as penalidades previstas nas regras do concurso.


06- Os 2 minutos e 30 segundos passam a valer a partir do momento em que levanto a mão para sinalizar que a apresentação começou e terminam quando agradeço os juízes?
R: Não. Essas são as deixas de início e fim de performance, que é o período que os juízes irão avaliar a sua apresentação (a deixa de início também pode ser o início do áudio).


07– Como faço para participar do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil?
R: Para participar do concurso WCS 2011 - Etapa JBC Brasil, basta se inscrever em uma das seletivas que estão sendo realizadas em eventos parceiros. Para saber onde e quando, basta ficar de olho no site www.wcsbr.com.br.


08– Qual é o prazo de inscrição do concurso?
R: Cada seletiva terá o seu prazo determinado pelos eventos patrocinadores. Por isso, é muito importante que o cosplayer fique atento às datas no site oficial www.wcsbr.com.br.


09- Posso ter ajuda de um amigo para realizar efeitos durante a apresentação?
R: Não. Porém, este ano, os eventos podem determinar ajudantes para auxiliar os cosplayers na movimentação de acessórios e cenários.


10- Meu cenário é muito grande. Terei ajuda para levá-lo ao palco?
R: Sim. Este ano, será permitida a ajuda de staffs do evento. Porém, a preparação do palco e a saída do palco devem respeitar o tempo de 30 segundos determinado nas regras.


11– Posso fazer apresentações com personagens de produções diferentes? Por exemplo: Sakura e Inu-Yasha?
R: Não. O WCS 2011 - Etapa JBC Brasil não permite o crossover de personagens japoneses. No entanto, se a performance for baseada em jogos como Super Smash Brothers, Final Fantasy Dissidia ou Kingdom Hearts, as apresentações são permitidas, uma vez que são crossover “por natureza”.


12– Posso participar com personagens provenientes de outros países, mas que possuem mangás, animes ou games no Japão?
R: Não. O WCS 2011 Etapa JBC Brasil só contempla os temas baseados em mangá, animes e games de origem japonesa. Produções como Transformers, X-Men, Homem-Aranha, Homem de Ferro, entre outros, não serão permitidos, mesmo tendo produções exclusivas para o Japão


13– Os personagens da Editora Shueisha são permitidos?
R: Não. Para evitar problemas com a Editora Shueisha, a TV Aichi resolveu vetar o uso de seus personagens no concurso. Dessa forma, o Brasil acata a resolução japonesa para as seletivas e final do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil. Veja a lista aqui!


14– Games são permitidos este ano?
R: Este ano, os games são permitidos. Porém, é importante ficar atento à origem do game. Personagens da Disney e Star Wars, por exemplo, não são permitidos, mesmo estando em games, mangás ou animes. A origem japonesa é o que vale.


15- Os cosplays têm de ser desenvolvidos por mim?
R: Sim. De preferência, os cosplayers devem participar de todo o processo de criação de seu cosplay. É permitido a ajuda de parentes e amigos. É proibida a compra de um cosplay pronto, mesmo que artesanal. Isso é muito importante, pois os cosplayers campeões serão convidados a participar de uma entrevista no Japão para explicar todo o processo de criação de suas roupas, som e apresentação.


16– Eu devo me apresentar no Brasil em português?
R: Sim. Nas seletivas e final do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil, só serão permitidas apresentações em português. Músicas de fundo (BG) em outras línguas serão permitidas nas apresentações, mas o som de primeiro plano, que transmite a mensagem para o público e jurados, deverá ser em português. Dessa forma, se os cosplayers forem cantar alguma música que originalmente é em japonês, deverão desenvolver sua versão em português – como fizeram os vencedores do WCS 2009 - Etapa JBC Brasil.


17– Então todo o áudio terá de ser dublado pelos cosplayers?
R: Sim. Assim como as roupas e o cenário, todo o áudio da apresentação, exceto o BG, deverá ser refeito pelos cosplayers, buscando originalidade e a melhor qualidade sonora para as apresentações nas seletivas e na final brasileira.


18– Por que preciso refazer um áudio e não posso utilizar a voz do dublador original brasileiro e/ou japonês?
R: Buscando privilegiar a criatividade e a melhor qualidade de áudio, todos deverão desenvolver seu próprio áudio. Pode-se usar a própria voz e/ou a de parentes ou conhecidos (em português, para a seletiva e final brasileira, e em japonês, para a
final japonesa).


19– Eu devo arcar com os custos da viagem, estadia e alimentação para a final em São Paulo, caso eu venha a ser um finalista brasileiro?
R: Não. Todos os custos de traslado, estadia e alimentação da dupla classificada serão patrocinados pelo evento parceiro realizador da seletiva.


20- Sendo um finalista, eu já tenho que possuir o passaporte?
R: Sim. Só participarão da final brasileira os finalistas que tiverem o passaporte na mão. Caso a dupla não tenha o documento, será desclassificada.


21– Então os meus áudios japoneses, a apresentação e o cosplay deverão estar prontos neste período?
R: Sim. O tempo para a retirada do visto é muito curto. Por isso, o cosplayer já tem de ir à final pensando na possibilidade de viajar dentro de 15 dias úteis.


22– Se um cosplayer impedir o bom andamento das seletivas e final do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil, poderá ser desclassificado?
R: Sim. Não só desclassificado, mas banido por um ano. Sendo assim, durante esse período, a organização do WCS Brasil não aceitará a inscrição do cosplayer em nenhuma seletiva em território brasileiro.


23- Caso eu seja convidado por uma seletiva internacional para ser um dos jurados, isso inviabiliza a minha participação na Etapa JBC Brasil?
R: Não. Todas as regras do WCS 2011 - Etapa JBC Brasil são válidas apenas para brasileiros em território brasileiro.


24– Os cenários e acessórios têm limite de tamanho e peso no WCS 2011?
R: Sim. A organização do World Cosplay Summit padronizou a altura, largura e profundidade dos cenários. Agora, cada dupla participante pode contar com um cenário em três partes, com o seguinte tamanho máximo para cada parte: 2,10 m x 2,10 m x 0,90 m. No regulamento da final mundial, a soma de peso das peças de cenário não deve exceder 10 quilos. No entanto, esta regra não foi adotada para o campeonato brasileiro este ano. Cenários, acessórios e roupas devem pesar, no máximo, 40 quilos somados. No Brasil, não haverá pesagem - porém, a organização acompanhará as seletivas e alertará caso entenda que determinado participante excedeu o peso permitido.


25- O que é considerado acessório?
R: Acessório é tudo aquilo que entra com os participantes no palco.


26- O que é considerado cenário?
R: Cenário é tudo aquilo que está na superfície do palco desde o início da performance.


27- O WCS 2011 terá restrição por regiões?
R: Os eventos parceiros terão a opção de restringir a participação de cosplayers de outra regiões (a abrangência territorial da restrição também é uma decisão do evento parceiro). Essa opção visa incentivar novos cosplayers a participar das seletivas regionais sem medo de enfrentar cosplayers veteranos.


28- Nasci no Rio de Janeiro, mas resido há três anos no Ceará. De que região eu “sou”?
A organização do WCS Brasil considera que um indivíduo “pertence” a determinada região quando, na data do evento, ele esteja residindo há pelo menos um ano no local. Caso ele more há menos de um ano na região, ele “pertencerá” à região em que residiu anteriormente.


29- Uma dupla mista (com participantes que residem em diferentes locais) pode participar das seletivas nas duas regiões, caso os eventos decidam adotar a restrição?
R: Uma dupla mista terá essa vantagem. Ela poderá participar de seletivas em regiões em que residem cada um dos dois cosplayers. Dessa forma, uma dupla formada por um paulista e um cearense, por exemplo, pode participar das seletivas nas duas regiões, sem problema.


30– A pré–inscrição solicita fotos com o cosplay. É necessário postá-las no ato da pré-inscrição?
R: Não é necessário postar as fotos no ato da pré-inscrição. Porém,isso deve ser feito até o último dia de pré-inscrição, como solicitado no regulamento do concurso.


31– O que acontece se eu não enviar essas fotos?
R: A dupla que não enviar as imagens poderá ser desclassificada automaticamente, caso a pré-inscrição tenha mais participantes que vagas disponíveis.


Para saber mais sobre o AJP acesse: 
Anime Jungle Abril 2011 (Prévia 1)
Anime Jungle Abril 2011 (Prévia 3) - Atrações




Fonte: Henshin

Nenhum comentário:

Postar um comentário