terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estandarte das Fadas

O Estandarte das Fadas (em escocês: Am Bratach Sìth) é a maior relíquia do clã MacLeod. 
As relíquias do clã: A Taça de Dunvegan, o Chifre de Rory Mor e O Estandarte das Fadas.
Ok. Vamos dar uma pausa para situar os leitores. MacLeod é a familia do personagem Connor MacLeod de Cristopher Lambert no file Highlander - O Guerreiro Imortal. Para ambientar o filme, o roteirista Gregory Widen cita alguns clãs escoceses, incluindo a família do personagem principal. O clã é nativo da ilha de Skye e foi fundado no sec. XIII por Leod filho de Olaf the Black, Rei da ilha de Man.
Na sede da família, o castelo Dunvegan, ficam guardadas as relíquias da família, entre elas, o estandarte, que é uma bandeira de seda amarela de aproximadamente 46 cm de comprimento. Ela é bastante frágil e se encontra amassada e manchada. Em diversos trechos é possível observar inscrições, que segunda a tradição do clã, são feitas na língua dos elfos.


Lendas de Origem
Brasão dos MacLeod
Há várias estórias sobre a origem do estandarte. A mais comum conta que um dos MacLeod  foi a Terra Santa durante uma Crusada e, ao passar por uma área montanhosa da Palestina, recebeu abrigo de um eremita que o avisou sobre o desfiladeiro à sua frente. Segundo ele, a passagem era guardada por um demônio feminino chamado "Nein a Phaipen, a Filha do Trovão". Com a ajuda do ancião e de pedaços da Cruz de Cristo ele venceu a criatura e pegou seu véu como troféu, que é o atual estandarte.
Há também diversas versões que associam a relíquia diretamente com as fadas. A mais comum é que um dos líderes do clãs se casou com uma fada, mas ele não suportou viver no mundo dos humanos. Após dar a luz um filho, entregou-o ao pai enrolado numa fralda de seda e lhe disse: "Quando você ou alguém de nossa família estiver em perigo, hasteie este pedaço de tecido como uma bandeira e eu virei em seu socorro."


Poderes
A tradição atribui diversos poderes ao estandarte, entre eles:
Multiplicar as tropas do clã;
Ter salvo a vida de diversos membros dos MacLeod;
A habilidade de curar a Peste Negra;
A habilidade de curar infertilidade;
E a habilidade de atrair peixes do lago do castelo.


Registros
O Estandarte das Fadas foi utilizado em diversas batalhas nos séculos XV e XVI, que segundo a tradição, foram vencidas graças aos seus poderes.
Durante os séculos seguintes seus "poderes" deixaram de se manifestar, e seu tecido foi danificado durante um incêndio na década de 1940.
Hoje ele está guardado e apenas os mais idosos do clã tem permissão de vê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário