sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Outra História Americana

Polêmico, "A Outra História Americana" ganha em setembro uma edição em Blu Ray.
Um clássico moderno. Lançado em 1998, o filme conta com uma atuação perfeita de Edward Norton (no auge da carreira) no papel de Derek Vinyard. O diretor, Tony Kaye, usa com maestria e detalhamento, chocantes cenas de violência para contar a estória do personagem, jovem de uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou sendo baleado por marginais. Incitado pelo seu ódio aos negros e às minorias, Derek torna-se líder de um grupo violento, e numa referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento. 
Derek uma noite ouve o seu irmão a avisa-lo que um negro estava assaltaando o seu carro. Ele consegue impedir mas espanca e mata o ladrão enquanto a polícia chega. Acaba preso e, na cadeia, recebe ajuda do seu antigo professor de história com quem discute os rumos que sua vida tomou. Enquanto isso, sua antiga gangue continua o trabalho de disseminar o ódio e a intolerância. Quando recebe liberdade condicional, todos aguardam ansiosamente o seu retorno. Especialmente seu irmão mais novo, que o via como um exemplo a ser seguido. Ele então empenha-se em provar ao garoto o quanto ele estava errado e como se envergonha de sua atitude agora e, principalmente, impedir que ele tenha o mesmo destino que o seu.
Obra essencial e uma das últimas do cinema americano a utilizar a violência de forma impactante, mas nem um pouco gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário