sábado, 29 de outubro de 2011

10 Animes para assistir no Halloween

Sendo bem sincera: eu nunca vi um anime assustador de verdade, e eu não tenho muita certeza se existe algum, na realidade. 
Os que chegam mais próximo disso podem chocar, ou gerar repúdio, nojo, mas entre todos os que eu já vi até hoje, nenhum nunca lançou mão de uma linguagem que realmente gerasse o medo na audiência. Ainda assim, aqui segue uma lista de alguns títulos divertidos/interessantes/tensos que merecem uma olhada na semana do Halloween.
10. Highschool of the Dead
Um aglomerado de bobagem, sangue, decotes e calcinhas, tudo isso sem vergonha nenhuma de admitir. Highschool of the Dead é o tipo de série que te enlouquece (no mau sentido) ou simplesmente te faz dar de ombros e continuar assistindo para ver no que dá.
A Premissa: O apocalipse zumbi (que original! -no) começou e o mundo inteiro está tomado. Nesse cenário, um grupo de adolescentes japoneses tentam sobreviver a toda essa desgraça. Resumo? Ok: Fan service (sim, zooms em calcinhas e soutiens de personagens gostosas) com zumbis, o que faz com que boa parte das pessoas que assistem achem ridículo, porém divertido e útil, digamos assim, ou odeiem (as vezes as duas coisas ao mesmo tempo).
Além de todo o fetiche em torno das personagens femininas, HOTD também é potencialmente divertido devido ao arsenal de armas e violência que são usadas contra a população de zumbis que se multiplica sem pudor algum.

 9. Gankutsuou: The Count of Monte Cristo
Vamos lá, esse aqui é bem diferentão, mas esse foi um fator importante para que ele constasse nessa lista.
A Premissa: O conde de Monte Cristo não só foi retirado do seu cenário habitual Mediterraneo-Século XVIII como foi parar em uma cidade retro-futuristíca espacial aonde ele surge não apenas como um nobre rico, mas como um nobre vampiro espacial ex-pirata rico com uma serva mercenária e mechas, tudo isso para conseguir realizar seus planos de vingança contra a nobreza que o traiu anos antes. Ufa!
 8. Black Jack 
Black Jack é considerada por muitos a obra mais enigmática de Osamu Tezuka, que nele pode colocar todos os seus conhecimentos em medicina, já que ele chegou a se formar na área, mas nunca exerceu a profissão.
O mangá conta a história de Black Jack, um médico que trabalha sem licença e cobra preços exorbitantes por seus tratamentos — por isso acaba tendo problemas com a polícia em alguns casos, mas ainda assim mantendo grande reputação entre seus colegas. Normalmente trata de casos que não são excepcionais, mas complicados, apesar de serem comuns. Seus métodos são desconhecidos e quase sobrenaturais, motivo pelo qual Black Jack é algumas vezes referido como “o cirurgião do impossível”.
7. Kakurenbo: Hide & Seek 
Kakurenbo é uma série bem pequena. Conta a história de um grupo de crianças que são amigas de escola que lutam contra criaturas das trevas como parte de um jogo de esconde-esconde tradicional japonês onde cada participante usa uma máscara de raposa enquanto brincam. O personagem principal da série entra no jogo tentando encontrar sua irmã desaparecida.
6. Hellsing
Hellsing é mais um anime no estilo daqueles que acham que é legal misturar metamorfos, vampiros quase imortais e roupas estilo Século XIX. E quer saber de uma coisa? Eu acho que eles estão no caminho certo quando pensam isso.
A série de 13 episódios une elementos do mito vampiríco de Stoker, teorias da conspiração e, é claro, muito sangue e tripas e coisas desse tipo. 
5. Wicked City 
Existem teorias que dizem que o mundo humano está muito mais próximo do mundo dos demônios do que se pensa -e espera, na verdade. Esse é um filme de ação com uma pitadinha de romance e corpos espalhados na medida certa pra fazer o seu halloween bem divertido. Tudo isso enquanto um grupo de amigos tenta manter a separação entre o nosso mundo e o dos demônios metamorfos malvados.


 4. Soul Eater 
Esse é queridinho da garotada. Eu, particularmente, gosto bastante dele. Não só pela aventura em si, que é bastante shonen (mata bicho, evolui, mata bicho evolui... sempre ao encontro do mais forte), mas também pelo traço, que eu acho bem legal, fugindo do estilo anime-tradicional, se aproximando bastante da arte ocidental dos cartoons. Daí vem algum chato e pergunta: Ok, entendi que você gosta de Soul Eater, mas porque colocar ele nessa lista? Porque ele te dá um milhão de oportunidades de escolher um personagem para ser sua fantasia de Halloween!* 
*Desculpa esfarrapada
3. Vampire Hunter D 
Temos bastante vampiro nessa lista hein?
Uma garota de família abastada foi sequestrada por um vampiro, seu pai contrata um caçador de vampiros conhecido apenas como "D" para resgatar sua filha Charlotte viva... ou matá-la enquanto ela ainda for humana. 
O universo de D é um daqueles industrial-retrô-pós-apocalíptico que faz com que a coisa toda se torne mais interessante. 
2. Perfect Blue
Mima Kirigoe, uma cantora de J-pop idolatrada e parte do famosos grupo "CHAM!", decide deixar o grupo para seguir carreira como atriz. Logo após deixar o grupo, Mima começa a receber represálias de fãs, entre elas, um fax anonimo que a chama de traidora. Além disso, ela encontra um site chamado "Mima's Room", que possui atualizações diárias que parecem ser escritas por ela, contando sua vida com riqueza de detalhes. Ela conta ao seu empresário sobre o site, mas ele apenas a aconselha a ignorar. No primeiro papel de destaque, Mima interpreta, apesar de seu empresário aconselha-la a não faze-lo, uma moça que é estuprada. A cena a traumatiza de tal forma que não pode mais separar a vida real da história de suas personagens. 
Algum tempo depois, pessoas que tentavam denegrir a imagem de Mima começam a ser assassinadas e ela, é claro, se torna a principal suspeita. Com a saúde mental debilitada, a própria começa a duvidar de sua inocência.
Perfect Blue é poderoso graças à sua plausibilidade: não é uma história de terror óbvia, mas um flash dos bastidores da fama, numa atmosfera de um thriller eletrizante
1. Boogiepop Phantom 
Boogiepop Phantom é um conjunto complexo de serial killers, tensão pré-milênio, aliens, clones, organizações secretas, drogas, e inconstância da memória. A história se passa num período de 5 anos, muitas vezes mostrando "passado" e do "presente" em momentos muito próximos. 
Um grande feixe de luz aparece à noite e vários jovens desenvolvem superpoderes. Após o misterioso acontecimento, vários jovens começam a desaparecer. Logo surge a lenda de que os fatos são de responsabilidade de uma lenda urbana chamada Boogiepop. A série mostra a vida de vários personagens, formando uma trama bastante interessante.
Assim como a maioria dos títulos dessa lista, não é exatamente uma série nascida para o "Halloween", mas tem a quantidade certa de mistério, acontecimentos bizarros e elementos narrativos interessantes para tornar o título merecedor de uma olhadinha neste final de dezembro.

2 comentários:

  1. Recomendo muito assistirem a Perfect Blue.
    Algo que realmente acontece com muitos dubladores, e ou cantores no Japão, como na vida pessoal de Aya Hirano (que chegou a ser execrada pelos fãs e aceitou todo tipo de trabalho).
    Ou de Aki Toyosaki, atual dubladora da personagem de K-On Yui Hirasawa, que após ter assumido que está morando com o namorado, agora recebe ameaças de morte de um fã que a persegue sem ela perceber (chegando até a tirar fotos dela bem próximo na rua).

    ResponderExcluir
  2. por causa desse post fui procurar Perfect Blue. Fiquei impressionado!!! Faz Cisne Negro parecer um patinho feio. Perfeito.

    ResponderExcluir