sábado, 1 de outubro de 2011

Firefox Pode Perder 2º lugar para Chrome

A briga entre navegadores web ficou mais acirrada em setembro de 2008, quando o Google liberou o primeiro beta público do Chrome. 
Desde então o browser vem conquistando cada vez mais usuários, principalmente pela rapidez em que renderiza páginas, algo que as demais empresas vêm tentando imitar. Por enquanto o Internet Explorer senta confortavelmente no primeiro lugar dos mais usados mas o segundo lugar, que ainda é do Firefox, pode trocar de mãos em um futuro próximo. Isso é o que aponta as estatísticas da StatCounter, que mede tráfego e visitas em milhões de sites ao redor do mundo. 
Segundo o seu gráfico global atual, o Firefox está agora com 26,8% de participação na corrida enquanto que o Chrome está com 23,6%, mas em dezembro isso pode mudar. Se o crescimento do Chrome e a queda do Firefox continuarem na mesma taxa, o navegador da Mozilla vai ter 25,3% no final de 2011 contra 26,6% do navegador do Google. 

Já a Net Applications, concorrente da StatCounter e que diz medir as estatísticas de maneira mais precisa, tem dados convergentes. Segundo eles em dezembro desse ano o Firefox vai continuar no segundo lugar com 22,3% de participação, seguido do Chrome com 17,8%. Vale lembra que em fevereiro de 2010 o Chrome tinha apenas 5,2%.
A ultrapassagem do navegador do Google deve acontecer somente no meio de 2012, época em que a participação do Internet Explorer deve cair para abaixo de 50% pela primeira vez. Mesmo com uma ultrapassagem eminente ou não, a Mozilla tem trabalhado para trazer boas inovações e uma melhoria de desempenho para o Firefox nos últimos meses. Resta saber se isso vai ser o suficiente para que ele continue no segundo lugar por mais algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário