quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como os Japoneses Veem o Natal

O povo japonês tem grande fascínio pela cultura ocidental e seus modismos. 
Por Alexandre Nagado

De maioria xintoísta e budista, a nação japonesa tem no catolicismo sua terceira grande religião, ainda que em posição distante das tradicionais. O Natal, festa maior do cristianismo, também foi incorporado à vida de muitos japoneses, ainda que a data não seja feriado no país. Lá, muito mais do que no ocidente, o Natal é uma celebração meramente comercial, sendo a noite da véspera uma data muito aguardada especialmente pelas garotas (e jovens de um modo geral), por motivos nada religiosos. As campanhas de Natal lá não são tão focadas nas crianças ou nos presentes para toda a família, como aqui.

O grande foco lá são os casais (existentes ou futuros), visto que no Japão, por força da mídia e do comércio, o Natal acabou se transformando num similar ao Dia dos Namorados.Existem até os requintados bolos de Natal (Xmas Cakes), um presente já tradicional para quem deseja conquistar sua cara-metade. 
Agências oferecem pacotes de viagem românticos no Japão, artistas lançam músicas que falam de Natal (na verdade, só o “Merry Christmas”) embalados em vídeo clips românticos. Os motéis ficam lotados, com casais achando que uma noite de transa apaixonada é o espírito do Natal. Na mídia, garotas sensuais com gorros de Papai Noel são verdadeiro fetiche da época, muito mais do que em qualquer parte do ocidente. Aqui, ao menos, as pessoas (mesmo os ateus) sabem que o Natal é a comemoração do aniversário de Cristo. 
Lá no Japão, a maioria do povo não faz a menor ideia de onde veio essa data, só vai na onda do que eles acham ser um "dia dos namorados" de tanto que a mídia lá martela historinhas românticas e meninas sedutoras nessa época.
Postado originalmente no blog Sushi Pop

Nenhum comentário:

Postar um comentário