sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia do Orgulho Nerd 2012

A Invasão das Mulheres Nerds
E pelo quarto ano fazemos nosso comentário do Dia do Orgulho Nerd. 
Ano passado fiz uma análise  dos perigos que o universo nerd está sofrendo com a enxurrada de pseudonerd que a cada dia tentam se aproveitar das conquistas que nos, True Nerd, adquirimos após décadas de luta.
Mas, para falar sério eles não são um perigo tão grande assim, pois, é fácil identifica-los. Todo pseudo nerd é megalomaníaco. Ele não vai dizer que joga World of Warcraft. Não, o pseudonerd vai dizer que ele é ilustrados da Blizzard. Vai dizer que seus hobbies são fazer animações em 3D, que ele tem 100 terabytes de livros de RPG, que toca violino e violoncelo, que é designer gráfico, fala 5 idiomas e já teve um estúdio de gravação e fechou por que enjoou de ganhar dinheiro. 
Todo Nerd de verdade sabe quanto tempo leva para lapidar o conhecimento sobre uma área de interesse e que conhecimento é bom quando é compartilhado. Há sim gênios que conseguem dominar diversas áreas de conhecimento e ainda ter tempo de decorar todos os episódios de Doctor Who, mas, pessoas com esse perfil não nascem em árvores.
Outro tipo de pseudo-nerd recorrente é o "Jogador veterano de RPG". O cara jogou há uns 20 anos atrás, não pega em um livro de regras há 15 anos, não vai em encontros de fãs do hobby para não se "misturar" com os novatos, mas quando tem um evento "grande", faz questão de ir, leva os amigos tão "veteranos" quanto ele e sentam todos em uma mesa lembrando do quanto eles eram foda jogando no passado. Se chegar alguém querendo aprender a jogar, o veterano, do alto de sua importância pseudo-nerd, vai perguntar : "Quem você pensa que é, achando que pode se juntar ao panteão máximo dos jogadores de RPG "de verdade". No dia seguinte vai para o Facebook comentar como a nova geração não está com nada e como eles não tem mais interesse em jogar RPG como na época dele.

Felizmente tenho notado um crescente processo de renocação no universo nard e, incrivelmente, nos últimos anos as pessoas que mais me surpreenderam por dominar diversos assuntos da cultura nerd e ter um senso estético super apurado foram mulheres.
Não vou citar nomes para não deixar nenhuma de fora, mas nos últimos anos notei que a maioria esmagadora dos meus novos amigos da esfera nerd eram mulheres.
Parece que enquanto os caras lêem Harry Potter e passam a se achar super nerds fodões, as garotas leem os primeiros livros e não param mais. Não sei se por uma tendencia natural ou para combater certas atitudes idiotas dos nerds com quem convivem, as garotas não param de tentar evoluir e buscar mais conteúdo.
Em reconhecimento a este empenho das garotas, gostaria de dedicar esta postagem de hoje a elas. 
E para os milhares de nerds babões que encheram a minha caixa de email perguntando sobre a modelo da Nintendo da matéria do ano passado, descobri o nome da garota: Nicole Meyer.

Um comentário:

  1. Gostei meu caro, já vi muitos pseudo - nerd por ai.Vejo varias pessoas com um livro na mão e depois de alguns meses ele permanece com o mesmo livro na mão.

    ResponderExcluir