segunda-feira, 9 de julho de 2012

DC Comics Deck-Building Game

Que tal um jogo com os maires super-herois de todos os tempo como: Batman, Superman, Mulher-Maravilha, The Flash, Lanterna Verde e muitos outros? 
A Cryptozoic Entertainment divulgou mais detalhes de seu principal lançamento para o verão americano. DC Comics Deck-Building Game, será baseado nos Novos 52
O jogo foi desenvolvido por Matt Hyra (World of Warcraft Miniatures Game e Vs. System) e Ben Stoll. São 214 cartas de jogo e 7 cartas de herói.  O jogo é para 2 a 5 participantes. A idade recomendada é a partir de 15 anos e as partidas duram de 30 a 45 minutos.
Seguindo o padrão de outros Deck-Building Games, cada jogador começa a partida com um baralho inicial de 10 cards e compra uma mão de 5 cartas a cada turno. Há 5 tipos de cartas que podem ser adquiridas: vilões, heróis, equipamentos, super-poderes e locações.
Os jogadores devem obter poder suficiente para derrotar o super-vilão da vez, mas, quando isso acontece, um novo vilão aparece para ataca-los. Para se defender os jogadores utilizam habilidades de cartas e equipamentos como: Bat-cinto de utilidades, super-velocidade, armas de raios, entre outros.  O jogador com mais pontos de vitória no final da partida é o vencedor. 



Os americanos que já tiveram acesso ao jogo em convenções descreveram o jogo como uma mistura de Penny Arcade: Gamers vs. Evil com a série Ascension da Gary Games.  Alguns detalhes descritos por este jogadores são:
  • As cartas que acumulam pontos também tem um segundo valor que determina o final de cada partida;
  • Os ataques dos vilões diminuem o numero de cartas compradas pelo jogador alvo do ataque;
  • Os decks iniciais não são iguais. Cada deck tem características e habilidades diferentes, o que pode causar um grande desequilíbrio entre os jogadores.

O jogo tem, a meu ver, um grande a favor que é a autoria. Matt Hyra, um dos designers de DC Comics Deck-building Game é um dos autores do Vs Systen (na minha opinião, o melhor card game de super-heróis já lançado). 
O grande contra é que a Cryptozoic ainda não conseguiu lançar um título realmente relevante desde que começou a investir na diversificação de seus títulos. A empresa ainda se mantem graças às vendas do Word of Warcraft TCG (cujos direitos foram adquiridos da Upper Deck) e do Walking Dead: Board Game (um título cujas vendas se mantem pelo público da série de TV. O jogo não teve uma boa aceitação entre os jogadores mais experientes).
Será que este novo título irá consolidar o nome da empresa entre os jogadores veteranos?



Postado originalmente no blog Strategos

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